Curso de Panificação Pronatec: Onde encontrar, inscrições

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma das instituições de ensino mais renomadas de todo o país. É responsável por oferecer cursos gratuitos através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Para quem está procurando por curso de panificação Pronatec, poderá conferir logo abaixo como encontrar e aproveitar essa oportunidade para estudar com qualidade e gratuitamente.

Curso de Panificação Pronatec

Curso de Panificação Pronatec

O primeiro curso de panificação que na verdade está descrito como curso de padeiro, pode ser encontrado no Senai São Paulo. O curso é ministrado a semana inteira e inclusive um sábado no mês, sendo ministrado o dia inteiro. O curso de padeiro visa ensinar os seus alunos a planejar e executar as operações do processo de fabricação de pães e todas as normas ligadas aos padrões de qualidade, higiene, segurança, prevenção de acidentes e preservação ambiental.


No Senai Pronatec do Ceará é possível encontrar curso técnico em panificação. O curso tem como objetivo capacitar o aluno com os conhecimentos técnicos em panificação, auxiliando os mesmos a desenvolverem suas habilidades, suas competências e ter atitude frente ao mercado de trabalho. O conteúdo programático do curso é excelente e engloba português aplicado, inglês técnico, fundamentos de informática, matemática, introdução a segurança do trabalho, ética e comportamento profissional, gestão da segurança dos alimentos, equipamento e utensílios na panificação, ingredientes na panificação, planejamento e controle da produção, panificação I, Educação ambiental, administração e organização de empresas, mercadologia, técnicas de treinamento, embalagens, panificação II, avaliação da qualidade da farinha, custos na panificação e ainda conta com um estágio que será supervisionado e também com um Trabalho de Conclusão de Curso.

Senai Panificação Pronatec

No Senai Rio também encontramos o curso de padeiro que é ofertado para alunos que possuem pelo menos o sexto ano do ensino fundamental. A carga horaria desse curso é de 348 horas e i conteúdo também é excelente e foge um pouco do conceito de apenas aprender a fazer pão e ensina coisas uteis para o dia a dia do profissional como por exemplo: Leitura e comunicação, Matemática aplicada, Iniciação à tecnologia da indústria da panificação e confeitaria, BFP – Boas práticas de fabricação e higiene na manipulação de alimentos, Técnicas de manipulação de equipamentos e utensílios de padaria e confeitaria, Ingredientes de panificação e confeitaria, Fabricação de pães de massa de sal, Fabricação de produtos de massa semidoce, Fabricação de produtos de massa doce, Fabricação de pães rústicos, Fabricação de pães de massa fina, Logística de armazenamento de produtos de panificação e confeitaria, Planejamento da produção.

Senai Panificação Pronatec cursos

Inscrições curso de panificação Senai Pronatec

Para se inscrever procure uma unidade do Senai ou acesse o site oficial do Pronatec e veja onde o curso esta sendo ofertado. Os alunos do Pronatec terão direito a vale transporte, vale alimentação e todo o material didático inteiramente gratuito.