Curso Gratuito Assistente Administrativo Senai

O curso gratuito de Assistente Administrativo Senai é uma das qualificações mais procuradas nas unidades da instituição, em todo o Brasil. Se você tem interesse em participar das aulas, não deixe de conferir o post a seguir, no qual vamos trazer todas as informações a respeito desse curso.

Curso Gratuito Assistente Administrativo Senai
Curso Gratuito Assistente Administrativo Senai (Foto: Pixabay)

Preparar profissionais para atuar na execução de trabalhos pertinentes às áreas administrativas de indústrias e do comércio em geral é o objetivo do curso de Assistente Administrativo ministrado nas escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Os processos administrativos são fundamentais para manter uma organização mais competitiva no atual cenário de grande concorrência comercial, e diante disso, ter profissionais especializados no setor é essencial para que a empresa alcance seus objetos, o que abre boas possibilidades de emprego aos formandos.

Como funciona o curso

Com carga horária média de 160 horas/aula, o curso de Assistente Administrativo do Senai propicia conhecimentos para trabalhar na realização de serviços de apoio nos setores de recursos humanos, vendas, logística, finanças e produção.

Além disso, quem participa desse curso gratuito Senai aprende a preparar relatórios e planilhas e a atender fornecedores e clientes, entre outras atividades, cumprindo rotinas e processos preestabelecidos dentro dos padrões de qualidade requeridos.

Curso Gratuito Assistente Administrativo Senai
O Assistente Administrativo desempenha funções muito importantes (Foto: Pixabay)

Durante a qualificação, são estudadas disciplinas como:

  • Fundamentos da Logística
  • Introdução às Finanças
  • Iniciação ao Desenvolvimento de Equipes
  • Introdução aos Métodos Administrativos
  • Noções da CLT
  • QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
  • Técnicas de Estoque
  • Fundamentos da Informática
  • Rotinas de Escritório
  • Matemática Básica e Financeira
  • Comunicação
  • Contabilidade e escrita fiscal

É importante lembrar que o conteúdo programático pode variar de acordo com o estado. Outro detalhe é que essas matérias fazem parte do curso de qualificação profissional, enquanto a versão inserida na modalidade de aprendizagem industrial tem uma carga horária maior e mais conteúdos estudados.

Quem pode fazer

Pessoas interessadas em trabalhar no departamento administrativo de grandes indústrias, escritórios, lojas e outros tipos de empresas, no setor de gestão, fazem parte do público-alvo do curso grátis de Assistente Administrativo.

Quem já atua na área e quer se atualizar, assim como jovens que buscam aprender uma profissão para conquistar o primeiro emprego, também podem participar da qualificação, encontrada em várias unidades do Senai.

Curso Gratuito Assistente Administrativo Senai
Assuntos relacionados à área financeira fazem parte do curso (Foto: Pixabay)

O curso é aberto ao público em geral, tendo como únicas exigências a idade mínima de 16 anos (pode ser de 14 anos em algumas regiões) e o ensino fundamental completo (ou em curso, desde que esteja matriculado no 9º ano).

Inscrições

As inscrições para o curso gratuito Assistente Administrativo Senai devem ser feitas diretamente nas unidades da instituição que oferecem essa qualificação. No entanto, é preciso ressaltar que a gratuidade não está disponível em todos os estados.

Um dos estados que oferecem esse curso sem cobrar mensalidades é a Bahia (veja mais informações na página do Senai BA). Em algumas escolas do Senai São Paulo também há bolsas disponíveis para a qualificação.

Para verificar a disponibilidade do curso, a existência de bolsas de estudo e os períodos de inscrições, procure a unidade mais próxima do Senai (confira os endereços e telefones no site da instituição).