Pronatec AL: Vagas, cursos

A região de Alagoas é uma das que mais crescem no quesito de abertura de vagas para cursos técnicos e profissionalizantes no Brasil e esse crescimento não é por acaso: o aumento da quantidade de indústrias pesadas na região de AL provocou a chegada do Pronatec que é o programa nacional de apoio ao ensino técnico.

Dessa forma, com o pronatec AL trabalhando para qualificar a maior quantidade de pessoas para a produção do parque industrial, Alagoas não só cresceu economicamente como também é um grande atrativo para quem procura boas vagas em cursos que proporcionam uma qualificação profissional aprofundada.

Pronatec AL: Vagas, cursos

 

Pronatec AL 1


O Pronatec AL também um cumpre uma grande tarefa social em Alagoas ao oferecer a milhares de jovens uma forma segura de inserção social pela via do trabalho formal evitando assim a formação de massas ociosas que tanto prejudicam a ordem social. Para se ter uma ideia, na última década a taxa de desemprego em Alagoas ficou sempre abaixo dos 7% o que é considerado pelos economistas como uma situação de pleno emprego e grande parte desse sucesso em empregar a população vem da quantidade de vagas em cursos proporcionados pelo Pronatec AL.

Se você se interessou em fazer parte do Pronatec, neste post você encontrará algumas informações preliminares sobre como funcionam as inscrições, quantas vagas são ofertadas e quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec AL:

Pronatec AL 2

– Quais são os cursos oferecidos pelo pronatec AL?

Os cursos oferecidos pelo Pronatec AL são voltados para a atividade industrial, ou seja, são aqueles que satisfazem as necessidades do parque industrial alagoano e por isso os cursos ofertados pelo Pronatec de Alagoas são os das áreas de elétrica, automação, manutenção de equipamento, mecânica, entre outros.

– Como são feitas as inscrições para o Pronatec AL?

O pronatec trabalha com parceria com escolas que oferecem cursos profissionalizantes tais como o SENAI, SENAC, CIEE, Escolas Estadual de Ensino Técnico, Instituto Federal de Ensino Técnico, entre outros. Por isso, caso você queira se inscrever no pronatec AL primeiro você deve estar inscrito em um desses cursos para entrar no processo de seleção direta ao pronatec.

– Quem pode se inscrever no pronatec AL?

Para se inscrever no pronatec AL você deve estar matriculado no ensino médio ou já tê-lo concluído, cada um desses grupos entra em uma fase diferente do pronatec, senda a primeira fase voltada parceria de educação com capacitação técnica e a segunda voltada para capacitação profissional expressa.

– Quantas vagas são oferecidas pelo Pronatec AL?

O número de vagas oferecidas pelo Pronatec é controlado pelos cursos de formação profissionalizante, dessa forma, para você saber quantas vagas existe na região onde você mora no Alagoas é necessário se dirigir ao curso onde você está inscrito.