Pronatec Jovem Aprendiz 2016

Muitos jovens buscam por uma oportunidade no mercado de trabalho, mas devido a pouca idade, quase sempre encontram as “portas fechadas”, pois as empresas de certa forma buscam por uma qualificação desses jovens. É claro que se trata do primeiro emprego e por isso os mesmos não terão experiência, mas o que elas buscam na verdade é uma formação em um curso técnico ou um curso de qualificação profissional e é sobre isso que vamos falar. Vamos explicar um pouco mais sobre o Pronatec jovem aprendiz 2016, como funciona e como faz para se inscrever.

Pronatec Jovem aprendiz


O que é Pronatec Jovem Aprendiz

O programa jovem aprendiz é destinado aos jovens com idade entre 15 a 24 anos, e há uma prioridade para os estudantes da rede publica de ensino ou para aqueles jovens que estão em uma situação de vulnerabilidade, ou seja sem dinheiro, jovens com baixa renda. O jovem que está estudando em uma escola pública, poderá se inscrever e participar do programa. Hoje em dia as empresas são obrigadas a ter um número de jovens aprendizes em seu quadro de funcionários e o estágio desses jovens, deve ser acompanho por uma instituição certificada. Os jovens podem trabalhar dentro da mesma em um prazo de até dois anos, mas se depois disso a empresa desejar, também poderá contratar esse profissional para o seu quadro de funcionários.

Jovem aprendiz

Antigamente era preciso que a empresa tivesse pelo menos sete funcionários para poder contratar um jovem aprendiz, mas isso mudou, hoje é preciso ter apenas um funcionário registrado em regime CLT ou outros e isso automaticamente aumentou as chances e oportunidades de estágios para os jovens aprendizes.

Vamos explicar como o Pronatec funciona, na verdade se trata de um programa do governo conhecido como Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego que oferta cursos de diversos segmentos para os jovens que estão em busca de uma oportunidade do mercado de trabalho. Esses jovens poderão estudar com qualidade de ensino e estagiar em empresas que são parceiras das unidades de ensino dos quais irão estudar e com isso a oportunidade de ingressar no quadro de funcionários dessa empresa é ainda maior.

Jovem aprendiz Pronatec

Inscrição Jovem aprendiz Pronatec

Tanto os interessados em participar do programa jovem aprendiz do Pronatec como para as empresas que desejam se inscrever no programa para ofertar oportunidade para jovens aprendizes, poderão acessar o site do Pronatec cujo link é http://pronatec.mec.gov.br/ e se informar a respeito do processo seletivo.